Igreja Renovação

coracaotop
discipulado-pr
jtcas4qookcap2yw1tcapibl4jca7i6g2oca0izlebcarz63czcahjk9lhca6f04mucagm6lpccawuvn7yca0lmjrycanz2vsxca9m6kcrca3yovb6cafqf62gca4s27s0caul1rl6ca5ddzot
leilo-1
membresia
Como devo esperar a resposta de Deus PDF Imprimir E-mail
Ter, 18 de Setembro de 2012 18:13

COMO DEVO ESPERAR A RESPOSTA DE DEUS

(Hc 2.1,2)

Habacuque, considerado um dos profetas menores, é um profeta pouco conhecido, em razão das poucas informações a seu respeito. Sequer o nome de seu pai é mencionado, diferente da grande maioria dos personagens bíblicas, onde o nome do pai é sempre mencionado. O que se sabe a respeito dele percebe-se apenas através do seu próprio escrito.

O livro de Habacuque é um livro pequeno, apenas três capítulos. Mas nos traz uma sólida mensagem a respeito da justiça e da fé. O livro começa com o questionamento do profeta com Deus, acerca de Judá, que estava completamente corrompido. Isso ocorreu antes do exílio babilônico, por volta do ano 600 a.C, pois a invasão de Judá por Nabucodonosor ocorreu por volta do ano 597 a.C.

Como profeta de Deus, Habacuque pregava ao povo Judeu, contra as injustiças que praticavam, mas principalmente contra a idolatria, pois a maioria tinha deixado de servir ao Deus do céu, para adorar baal e imagens de escultura. Todo profeta que ver o resultado do seu trabalho, e Habacuque não via nenhuma resposta, nenhuma mudança de postura por parte do povo. Daí o profeta clamar a Deus: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E tu não salvarás? Por que me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas e o litígio se suscita” (Hc 1.2,3).

O profeta estava cansado de ver o quanto o povo se desviara dos princípios divinos. A opressão, a violência, o litígio e a injustiça eram praticados entre os próprios judeus. Quem deixa de servir a Deus muda de comportamento, geralmente torna-se frio, interesseiro, só pensa em levar vantagens, ainda que seja oprimindo seu próprio irmão. Isso era demais para Habacuque. As suas admoestações eram vindas da parte de Deus, mas ninguém dava ouvidos, e isso produziu uma grande angústia no profeta. Parafraseando as suas palavras: “até quando eu vou ficar aqui pregando, me esforçando, aconselhando sem que ninguém me dê atenção? E o Senhor, não vai fazer nada? Estou me esforçando aqui à toa; o Senhor não vai tomar nenhuma atitude?”

Amados, todos nós queremos respostas aos nossos esforços. Eu, particularmente, às vezes me sinto incomodado, pois a resposta de muitos parece não corresponder aos esforços que temos feito enquanto liderança desta igreja. Contudo temos aprendido a ter paciência. Tenho aprendido com Habacuque, como devo esperar a resposta de Deus. É claro que eu questiono muitas coisas com o Senhor: “por que é tão difícil? Por que ainda não consegui? O Senhor nos Deus uma visão, e por que ainda não conseguimos consolidá-la? Por que ainda estamos nesta transição que parece mais longa do que a gente imaginou?

No Salmo 40.1, o salmista dizia no passado: “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”.

Habacuque foi muito incisivo no seu questionamento. Ele queria logo ver o resultado do seu trabalho. E já que o povo não mudava, que Deus mandasse logo um castigo para aquele povo impenitente. É como se estivesse pondo “Deus na parede”, dizendo: “Senhor, esse povo não quer nada, manda logo o castigo”.

Amados, todos nós temos a tendência de sermos imediatistas. Queremos de imediato as respostas. Mas será que estamos realmente fazendo a nossa parte? Será que estamos agindo com amor, com desejo ardente de vermos as pessoas se converterem e serem abençoadas por Deus? Ou estamos apenas cumprindo o protocolo, como líder agindo por pura obrigação? Em 1Co 13 Paulo nos ensina que tudo tem que ser feito com amor, pois se não tiver amor nada vai acontecer. É tempo de amar. Em colossenses 3.14 está escrito: “Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição”. Sem amor nada vale. Tenho que fazer tudo por amor. É tempo também de deixarmos do espírito de auto-preservação, ou de querer aparecer e levar vantagem em tudo. A Obra é de Deus. Façamos a nossa parte, que o Senhor fará a parte que cabe a Ele.

Nós temos direito de fazermos certos questionamentos com Deus. Mas como vamos aguardar a resposta de Deus? Como é que eu vou esperar a resposta do Senhor?

Habacuque teve uma grande surpresa quando o Senhor lhe deu a resposta. Não era o que ele esperava, pois Deus lhe disse: “Eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcham sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas. Eles são pavorosos e terríveis, e criam eles mesmos o seu direito e a sua dignidade (Hc 1.6,7).

O profeta ficou apavorado com a resposta de Deus. Como mandar os caldeus? Ele sabia de toda a fama de crueldade daquele povo pagão, idólatra e injusto. Humildemente, é como se o profeta dissesse: “Senhor, os caldeus não. Eles são ainda piores do que nós!”.

O profeta se humilhou. No capítulo 2, versículo primeiro, ele diz: “Por-me-ei na torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei das minhas queixas”. Esta é a verdadeira atitude que devemos tomar diante dos nossos questionamentos com Deus. Torre de vigia é posicionamento de oração, é atitude de esperar no Senhor, pois Ele sempre tem o melhor para nós. As respostas do Senhor então virão e nos farão entender todos os seus mais altos propósitos. As respostas de Deus sempre trarão conforto e aumentarão a nossa fé, pois como Ele mesmo disse: “O justo viverá por sua fé” (Hc 2.4). Se formos humildes e esperarmos as respostas de Deus em oração, a nossa fé será fortalecida, e aí alcançaremos o mesmo nível de fé do profeta Habacuque, que expressou sua fé dizendo assim: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como da corça, e me faz andar em lugares altos” (Hc 3.17-19).

Pr. Odimar, Igreja Renovação, 16/09/2012.

LAST_UPDATED2
 

Enquete

Com quais destas funções você se identifica mais?
 

Renovação News

radio online
Igreja: Renovação
Endereço: Pça das Americas
Qd 58 Lt 02
Email / M s n:
renovacaonewsrenovacao@gmail.com
You are here  : Home Estudos Bíblicos Como devo esperar a resposta de Deus

Suprimento Células

Materiais para Células